"Faze, Senhor, que eu, pobre e miserável, seja mensageira de teu amor e misericórdia, para que toda a humanidade possa saber que Bom és Tu"
Santa Maria Bernarda

domingo, 24 de abril de 2011

CLARA DE ASSIS - 8º Centenário


A VOCAÇÃO


O jubileu de Clara de Assis começou a ser preparado em 2009 com o tema: A VOCAÇÃO. Como podemos refletir sobre a vocação de Clara de Assis? Há certo momento da vida que uma convocação bate na alma e a pessoa começa um processo de mudança de pensar, mudança de jeito e de lugar. Não dá para permanecer o mesmo quando uma inspiração começa a tomar conta. Mesmo num contexto diferente de Francisco de Assis, Clara de Assis fez um itinerário espiritual de penitente. Percorrer um verdadeiro caminho penitencial significa mudar de lugar. Clara sai do palácio e vai ao mosteiro. Sai do brilho da nobreza e vai para a transparente simplicidade da pobreza. Sai das etiquetas da nobreza e abraça uma Regra de Vida com forte expressão do Evangelho. Sai da vontade da família biológica e acolhe os desígnios de Deus que a envia a uma família espiritual de Irmãs. Do convívio com Damas Nobres vai ser a mãe e irmã espiritual de Damas Pobres.

A vocação de Clara é conversão, isto é, deixar-se moldar por Deus numa mudança radical dos rumos de sua vida. Ela passa a ser uma mediação humana do projeto divino. Sempre a mediação passa por algo ou alguém. Francisco passou pelos leprosos para chegar até Deus; Clara passou por Francisco para chegar ao Evangelho vivido em seu modo mais límpido.


Para ler este artigo na íntegra acesse: http://carismafranciscano.blogspot.com/2011/03/clara-de-assis-4.html

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Mensagem de Páscoa

Uma iluminada e Feliz Páscoa à todos/as!

Páscoa... Jesus vocacionado do Pai

“Foi com isto que ficamos a conhecer o amor: Ele, Jesus, deu a sua vida por nós; assim também nós devemos dar a vida pelos nossos irmãos.” (1 Jo 3, 16)


  
 Amigos e amigas, estamos iniciando o Tríduo Pascal, momento em que contemplamos e sentimos mais profundamente o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. É momento especial para recordarmos o exemplo de vivência radical do CHAMADO do vocacionado Jesus. Ele nos ensina pelo testemunho de um amor abnegado por Deus e por Seu Reino e, como consequência, um amor sem limites pelo ser humano e pela criação.
A lógica de nosso mundo, do querer tudo para si, que nunca nos satisfaz, Jesus nos oferece a sabedoria da entrega, da doação, do amor ágape. Só ela nos liberta e nos faz olhar para os irmãos e para a criação, descobrir a sua beleza e, também, olhar para nós mesmos, para os dons que trazemos e nos tornam importantes para os outros.
O Jesus vocacionado serviu, amou... e amou até o fim, até aniquilar-se por aqueles que ninguém amava. Uniu um grupo de irmãos improvável pelas diferenças, pelas muitas limitações, e fez deles o símbolo de seu projeto de fraternidade e serviço.

Que a vivência desta Páscoa nos faça escutar, compreender e anunciar a Palavra da verdade, da justiça e do amor. Que o Espírito Santo faça JEsus Cristo habitar no nosso coração, conduzir nossos passos e servir com total entrega e doação.

Feliz e abençoada Páscoa do Senhor!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Ser missionária em todo lugar


Kunig ve (venha ver)

"Nada é capaz de tornar a vida de fraternidade tão doce e tão atraente como a sincera, fiel e cordial Caridade Mútua de manifestar-se continuamente ativa e generosa ao serviço dos outros.” CSMB Nº100.
            O entusiasmo e o desafio de ser missionária onde nós estamos motiva a escrever um pouco de como nos sentimos aqui, da realidade da missão em Ipuaçú.  Ao chegarmos à Fraternidade tivemos a oportunidade de ir colocando em prática o que aprendemos no noviciado: “Ser missionária em qualquer lugar, a qualquer hora e onde estivermos.”
            Viemos de uma realidade de cidade, e agora, a missão a nós confiada é a realidade indígena. Missão que nos cativa e anima em presenciar e participar das celebrações, encontros, projeto social, transmitido em uma linguagem mais simples, compreensiva e carinhosa, com o jeito indígena.
Enfrentamos a dificuldade de chegar até as aldeias, devido à distância e a estrada não favorável, mas isso não é motivo de desânimo e sim, de ser o que optamos: Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora.
            Um dos primeiros desafios foi o de equilibrar a ORAÇÃO-FRATERNIDADE-MISSÃO. Na convivência fraterna temos a alegria e a caridade da correção fraterna que nos ajuda a crescer, a nos tornar mulheres de fibra.  E na vizinhança a gente vai conhecendo, inculturando-se e até jogando bola na rua para se divertir.
Agrademos as orações de todas e continuemos unidas.

(Para mais informações, não se apoquente,dá um chego aqui, abraços)
           Noviças:  Deiziane Camargo, Juliana Andrade Pereira

Veja as fotos:
 
http://www.franciscanasmissionarias.org.br/index.php/album2/?album=MissaoDaFraternidadeNSenhoraDeGuadalupe#

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Ano Centenário 2011- parte 6

Ano Centenário 2011 - parte 4

2011 Ano Centenário - parte 4

Ano Centenário - parte 3

Viver é celebrar

Amigos e amigas, hoje é dia de festa e ação de graças em toda a Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora. Especialmente nas duas Províncias brasileiras: Santa Clara  e Imaculada Conceição. A exatos 100 Anos as primeiras sementes da missão nesta terra abençoada foram lançadas. 
Continuemos a desvendar um pouco desta história através dos videos que seguem.

Ano Centenário - 07 de abril de 2011

Esta é uma história para recordar e celebrar... 100 anos de presença das Irmãs Franciscanas Missionárias no Brasil. Tantas vidas doadas... tantas vocacionadas que assumiram com coragem o chamado do Senhor da Messe e lançaram-se a missão. Parabéns e todas as bênçãos de Deus para os próximos 100 anos.

Nos vídeos que seguem estão um pouco dessa história..


.

terça-feira, 5 de abril de 2011

JUNINTER 2011


Juninter 2011-RN/PB
Realizado nos dias de 1º a 03 de abril de 2011, na cidade de Cabedelo/PB, os junioristas dos Estados se encontraram para o primeiro JUNINTER do ano. O tema foi "Conjuntura Sócio-Político e Eclesial", e tiveram como assessor o Prof. Zizo Mamede, professor de História, assessor do Dep.Padre Luis Couto. Estavam presentes as Congregações: Irmãs Franciscanas de Santo Antônio, Irmãs Franciscanas de Dillingen, Irmãs Missionárias Carmelitas,Ordem dos Jesuítas, Irmãs da Caridade da Mãe de Misericórdia,Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), Cônegos Regulares Lateranenses, s Filhos e Filhas de Sant' Ana e nós, Irmãs Francisacanas Missionárias de Maria Auxiliadora.
O tema foi bem motivado e partilhado com diversas experiências e opiniões. Diante das estruturas tradicionais estão as estruturas pós-modernas, que se chocam e se penetram provocando um verdadeiro "terremoto", nos tirando o chão. Estamos vivendo uma mudança de época. Fomos provocados a encarar este desafio e visualizar o rosto concreto d'Aquele que nos chamou nas realidades mais diversas onde estamos inseridos(as). Mas apesar de tudo isso há muitos sinais de vida.

domingo, 3 de abril de 2011

“OPERÁRIAS DO REINO”

E OS SINAIS DE DEUS NOS ACOMPANHANDO PASSO A PASSO
IDE POR TODO UNIVERSO MEU REINO ANUNCIAI...
6ª Feira: Eis que a hora se aproxima e os nossos corações pulsando cada vez mais forte. Neste dia despertamos para uma nova missão que nos aguarda. Cansadas mais animadas e firmes na caminhada, dando continuidade a nossa história.
Em seguida do reforçado café da manhã, as Irmãs Diva, Francinice, Matilde e a noviça Juliana, juntamente com as mulheres da Comunidade São Francisco, bairro Campo da Água Verde,  ... passaram a manhã fazendo os lanches para o pessoal que vão chegar para a grande festa. Enquanto isso, Ir. Christiane e a noviça Deiziane, ajudaram a Fátima Gapski, arrumar o ambiente para acolhe-los e as Irmãs Tereza, Lúcia e Clarice,  ficaram em casa cuidando do almoço e outros detalhes, para a festa. Retornando para casa, encontrando um apetitoso churrasco, preparado pelo Leigo Valter, com ajuda das Irmãs da Fraternidade.
Após o almoço as Irmãs Christiane e Francinice participaram do programa da Rádio local, propagando o momento festivo. Em seguida acolhemos as Irmãs e Leigos da Província Imaculada Conceição e as Irmãs e Leigos que vieram do oeste de Santa Catarina.
Finalmente é chegado o grande momento da primeira Celebração na Comunidade São Francisco, momentos de muitas alegrias, muita emoção. A missa foi presidida pelo Frei Anacleto Gapski, com a participação de muitas Irmãs vindas de toda região das proximidades e presença significativa do povo da Comunidade, o prefeito e a primeira Dama, que fazem parte do grupo de Leigos de Madre Bernarda seguindo da noite cultural, onde as Irmãs jovens apresentaram uma coreografia, juntamente com as adolescentes missionárias e por fim, uma deliciosa sopa, para todos os convidados.                                                        
 Ir. Diva N. Barbosa

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Vida de Missionária, Vale apena !!!

“SOU E DEVO SER MISSIONÁRIA”
... DANDO CONTINUIDADE A HISTÓRIA,
ATENTAS AOS SINAIS DE DEUS QUE CONTINUAM NOS ACOMPANHANDO...

Paz e Bem!
Vai, vai missionário do Senhor, vai trabalhar na messe com ardor, Cristo também chegou para anunciar, não tenha medo de evangelizar!
6ª feira: neste primeiro dia do mês de Abril, último dia de missão nas escolas, nossa eterna gratidão ao Deus Uno e Trino, pela presença constante no nosso dia a dia, especialmente nesta semana missionária que tivemos a graça, de partilhar nosso carisma, bem como semear esperança no coração de tantas crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Pela manhã, três colégios foram atendidos. Não temos palavras para expressar toda emoção e alegria em nosso ser. E a cada momento firmando nosso Sim! E a certeza que estamos no caminho certo, seguindo as pegadas do Mestre!
 Após um delicioso almoço, preparado com muito carinho, pelas Irmãs da Fraternidade e a funcionária, um momento de descontração e muitas gargalhadas com as mágicas e dinâmicas preparadas pelo Leigo/missionário Valter com a colaboração de algumas Irmãs. Em seguida duas equipes seguiram para um colégio para concluir mais um trabalho, outras ficaram para descansar, atualizar os envios de artigos e fotos, etc. No final da tarde uma fervorosa Oração e avaliação do dia, trazendo presente toda trajetória da semana.
À noite, as Irmãs jovens e noviças participam do ensaio de cantos e uma equipe conclui os trabalhos em outro colégio.
Assim, concluímos o trabalho nas escolas, louvando a Deus por todas as maravilhas que Ele nos proporcionou até o exato momento. E pedindo que continue nos guiando neste caminho... trabalhando em sua grande Obra!
Agradecemos a todos que nos acompanham com orações. Amanhã a história continua...
Abraço fraterno de toda equipe                                                            
 Ir. Diva N. Barbosa