"Faze, Senhor, que eu, pobre e miserável, seja mensageira de teu amor e misericórdia, para que toda a humanidade possa saber que Bom és Tu"
Santa Maria Bernarda

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Boas vindas à CF 2011




Somos vocacionados (as) chamados (as) a cuidar da Mãe-Terra
Poema:
Se nós cuidarmos da terra...
Cuidar da terra (Grupo Imbaúba – AM)
Nós somos parte da terra / a terra é parte de nós
Uma é a extensão do outro / Nós não nos vemos a sós!
O que falta para entender / coisa tão simples assim?
Quando eu cuido do que é meu / estou cuidando de mim.
E preservar é tão simples / não requer tanta ciencia
Basta respeito e cuidado, e um pouco de consciencia

Aí tudo se resolve / tudo tem o que merece
Cada rio que eu deixo limpo / a natureza agradece.
Com muita sabedoria / diziam nossos avós
Se nós cuidarmos da terra / a terra cuida de nós!

Os povos originários – os indígenas, por exemplo, que não perderam o contato com a natureza – são guardiães das tradições espirituais da humanidade. Uma conversa registrada por Orlando Villas Bôas é surpreendente e mostra a imagem de um Deus Criador experimentado como SABEDORIA. Arru, pessoa de meia idade, era um indígena muito versado nos conhecimentos que transcendem o saber comum, principalmente no campo sobrenatural. Olhando para os lados, para o chão e, depois, para o céu, disse:
-- “Lá é o céu”.
-- “Eu já sabia”, respondi.
--“Lá é a aldeia dos que morrem”.
-- “Eu já sabia”.

Depois de um breve intervalo e de um olhar bastante elevado para o céu, falou:
-- “Lá no céu do céu... ela está lá”.

Fui tomado de surpresa. Céu do céu, o que viria a ser isso? Ela está lá. Ela, quem? A figura de um índio velho? Daí, perguntei:

--“Quem? Um índio velho que sabe tudo?
--“NÃO, respondeu (pronunciando com veemência). Somente UMA SABEDORIA”

E com um gesto largo, abrangendo o sol e o céu, deu-me a idéia de que lá havia SÓ UMA SABEDORIA que mantém a harmonia do universo (Orlando Villas Bôas, A arte dos Pagés, Impressões sobre o universo espiritual do índio xinguaano, Ed. Globo, 2000, pp.89-90).

2 comentários:

  1. "Sabemos que a criação geme e sofre dores de parto até agora." Rm 8,22 O que estamos fazendo para curar essas dores e extinguir esse sofrimento? Comecemos já pois pouco ou nada fizemos, meus irmãos e irmãs...

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Ir. Silvia.... Entremos com muita disposição e atitude nesta campnha - CF 2011

    ResponderExcluir